Pages

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tipos de pele


Cada tipo de pele exige um cuidado especial

As peles naturalmente secas sofrem muito com o tempo frio e chegam a descamar ou ficar esbranquiçadas. Geralmente, a área ressecada coça, gerando feridinhas que podem infeccionar. "Os cremes comuns costumam não resolver o problema e o jeito é recorrer a um dermatologista para receber a indicação de fórmulas manipuladas com uréia e lactato de amônia, que são mais eficazes", diz a dermatologista Patrícia Rittes.

Princípio ativo promete super-hidratação da pele.

Outro problema que fica ainda mais grave no inverno é a caspa. Quem sofre com este mal vê a produção de sebo aumentar com o excesso de água quente e agravamento do processo inflamatório. "A dermatite seborréica exige xampus especiais e água morna para evitar o aumento da produção de sebo. Só assim dá para controlar a caspa", diz Rittes.
Os cuidados com a pele no inverno são diferentes de acordo com o tipo de cada pessoa. Os produtos e rituais exigidos por cada uma variam se elas são mistas, normais, oleosas ou secas.

Oleosa: ela pode ficar desidratada no inverno, mesmo mantendo a oleosidade natural. Para garantir sua saúde, vale esfoliar uma vez por semana para retirar a camada de gordura, usar sabonetes de ácido salicílico, adstringente e protetor e hidratante oil free.

Seca: os sabonetes usados para limpar devem ser suaves e os tônicos, sem álcool. Procure hidratantes e protetores poderosos com uréia ou lactato de amônia.

Normal: faça a limpeza com um sabonete suave e adstringente. Use hidratante e protetor solar para pele normal; geralmente, eles são os mais fáceis de encontrar. 

Mista: use os produtos específicos para pele oleosa na hora da limpeza, como sabonetes de limpeza profunda e adstringentes. Para hidratar e proteger do sol, produtos específicos para peles normais.


Informações Adicionais


A pele é dividida em
Epiderme: A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. É nessa parte mais profunda que se produz a queratina — proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. 

Derme: É um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. A derme é constituída por colágeno, elastina e proteínas.
A pele é o maior órgão do organismo e requer cuidados especiais. Caso contrário podem surgir problemas como: 

Ressecamento: provocado pela falta de alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de pele de origem cosmética ou farmacêutica. 

Queimaduras: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes e outras. 

Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.





0 comentários:

Postar um comentário